Glúten engorda? Nutricionista tira dúvidas sobre o que engorda e o que emagrece

Todo carboidrato engorda? Tapioca é melhor opção do que pão francês? E o glúten? O Bem Estar convidou a nutricionista Eliane Moreira para tirar dúvidas dos telespectadores sobre o que engorda.

E a primeira dica é: o problema não é o que você come, mas a quantidade que você come. “As pessoas precisam entender de que forma o corpo usa estes alimentos e que engordamos quando a energia está acima do que gastamos”.

A dúvida do promotor de vendas Felipe Araújo Severino é bastante comum: carboidrato engorda? Segundo a nutricionista, todo carboidrato engorda, mas tudo depende da hora do dia e da quantidade que ele é consumido.

“Se você vai jantar e dormir, é recomendado comer pouco arroz e batata e apostar em legumes, salada, proteína magra. Se você vai jantar e ir para academia, pode comer os carboidratos”.

Prefira sempre os alimentos integrais. Eles dão mais saciedade. Outra dica é comer, por exemplo, a batata com casca, pois é ali que estão as fibras. Deixe o arroz mais nutritivo com legumes, aveia.

Muita gente troca o pão francês pela tapioca, mas essa troca é válida? Primeiro, é preciso ter cuidado na hora de preparar. “São duas colheres de sopa bem cheias para forrar a frigideira”. Também precisa escolher com atenção o recheio. Opte por queijos mais magros, frango, tomate. Se quiser, você também pode misturar farelo de aveia, chia ou linhaça para deixar o alimento com mais fibra.

crepioca é outro alimento que está presente em muitas dietas. Ela nada mais é do que uma mistura de tapioca com ovo e, por isso, acaba sendo mais calórica que a tapioca sozinha. A nutricionista explica que a crepioca é um alimento completo para o jantar. “Acrescente um tomate picado, cenoura ralada, requeijão, salada”.

A estudante Brenda Moreira costuma comer biscoito de água e sal nos lanchinhos intermediários. Engorda? “Tudo depende da quantidade. Por isso, o segredo é separar em porções para não comer o pacote todo. Vale lembrar que a bolacha de água e sal também não tem nutrientes”. Nesse caso, também é importante optar pelos integrais, que vão ter fibras.

Outra dúvida constante é em relação ao glúten. Mas afinal, ele engorda? Elaine explica que não. “As pessoas acham que o glúten engorda porque, quando tiram, perdem peso. Isso acontece porque as pessoas deixam de comer alimentos que engordam, como pão, macarrão, bolo, e passam a fazer opções mais saudáveis”. Entretanto, hoje existem pães sem glúten. Fazer essa troca não vai emagrecer. A restrição ao glúten só deve existir se a pessoa tiver intolerância.

E os chás: emagrecem? O chá em geral tem muitas propriedades boas para a nossa saúde. O chá de cavalinha, por exemplo, é diurético e ajuda a diminuir o inchaço. “O que você perde é líquido, não gordura. É indicado para quem tem retenção de líquido”. Contudo, não é indicado tomar em excesso, pois pode provocar desidratação. Já o chá verde é um estimulante. “Ele ajuda no emagrecimento, assim como o chá de hibisco”.

Fonte: G1.com.br/bemestar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *